Postado por Elaine
ESTOU AGUARDANDO A ENTREGA DA ATIVIDADE 1
Roteiro de estudos
- As atividades devem ser desenvolvidas no caderno;
- Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente os textos.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com;
- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail.
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.
Entrega até 14/09/2020
Tema: Ácidos nucléicos - DNA
ATIVIDADE 2
Duplicação semiconservativa
O DNA controla toda a atividade celular. Ele possui a “receita” para o funcionamento de uma célula. Toda vez que uma célula se divide, a “receita” deve ser passada para as células-filhas. Todo o “arquivo” contendo as informações sobre o funcionamento celular precisa ser duplicado para que cada célula-filha receba o mesmo tipo de informação que existe na célula-mãe. Para que isso ocorra, é fundamental que o DNA sofra “auto duplicação”.
No processo de duplicação do DNA, as pontes de hidrogênio entre as bases se rompem e as duas cadeias começam a se separar, como se fosse um zíper se abrindo. Há diversas enzimas envolvidas nesse processo. Certas enzimas desemparelham as duas cadeias de DNA, abrindo a molécula. Outras desenrolam a hélice dupla, e há, ainda, aquelas que unem os nucleotídeos entre si. A enzima que promove a ligação dos nucleotídeos é conhecida como DNA polimerase.
À medida que as bases vão sendo expostas, os nucleotídeos que vagam vão se unindo a elas, sempre respeitando a especificidade de emparelhamento: A com T, T com A, C com G e G com C. Uma vez ordenados sobre a cadeia que está que está servindo de modelo, os nucleotídeos se ligam em sequência e formam uma cadeia complementar dobre cada uma das cadeias da molécula original. Assim, uma molécula de DNA reproduz duas moléculas idênticas a ela. Esse processo de duplicação é conhecido como duplicação semiconservativa, pois cada cadeia complementar do DNA funciona como molde para a síntese da nova cadeia durante a duplicação.
Após ler o texto e assistir o vídeo, copie e responda as questões no caderno
1- A duplicação do DNA é essencial para que as células-filhas tenham a quantidade adequada de material genético após a divisão celular. Na duplicação do DNA, uma das fitas de DNA serve como molde e, ao final, a nova fita será formada por uma fita parental e uma recém-sintetizada. Por esse motivo, dizemos que a duplicação é:
a) conservativa.
b) dependente.
c) complementar.
d) semiconservativa.
2- Durante a formação de uma fita de DNA, nucleotídeos são ligados de modo a formar uma nova molécula. Esses nucleotídeos são adicionados pela ação da:
a) DNA polimerase.
b) DNA primase.
c) DNA topoisomerase.
d) DNA helicase.
3- Considere os seguintes eventos:
I. ruptura das ligações entre bases nitrogenadas.
II. ligação entre os nucleotídeos.
III. pareamento de nucleotídeos.
Durante a replicação do DNA, a sequência de eventos é:
a) I, II, III.
b) I, III, II.
c) II, III, I.
d) II, I, III.
4- Considerando o gráfico abaixo, que ilustra uma representação da sequência de fases (identificadas pelas letras de A a E) do processo de divisão celular de um organismo multicelular, julgue o item a seguir.
Qual fase representa o momento da duplicação do DNA e qual fase representa o momento da divisão celular?
5- Analise a figura abaixo e explique a importância desse processo para as espécies.
Kommentare